Início

OFICINA DE EDUCOMUNICAÇÃO EM ITAMAMBUCA


















Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (Art. 225 da Constituição do Brasil).

Jovens da comunidade de Itamambuca participam das Oficinas de Comunicação, nas quais são estimulados e orientados a investigar as causas e as consequências da poluição do rio Itamambuca, a pesquisar possíveis soluções e a produzir material impresso e eletrônico para divulgar essas informações, apoderando-se não apenas das novas linguagens, como participando do planejamento e execução das ações. Em vez de o conhecimento sobre a importância da bacia ser transmitido de fora para dentro, como de costume, ele é forjado no seio da própria comunidade, que tende a agir em defesa da natureza, ao passar a compreender a contribuição do ambiente natural para a saúde e o bem-estar da população e para a sustentabilidade da economia local.

Mundialmente reconhecida como uma praia perfeita para a prática do surfe, Itamambuca é sede de campeonatos nacionais e internacionais e atrai turistas do mundo inteiro, que movimentam não só o comércio local mas o município como um todo. O envolvimento dos jovens na produção e disseminação do conhecimento sobre as razões e as consequências da poluição do rio Itamambuca, por meio do acesso democrático aos recursos da comunicação, é fundamental para ampliar o enraizamento da Educação Ambiental e o grau de conscientização da comunidade.

O projeto Educom Itamambuca tem como tomador a Associação Amigos de Itamambuca e é financiado pelo Fundo Estatual de Recursos Hídricos (Fehidro), com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário