Festa da Juçara
Sábado, dia 19 de maio, fomos à festa da Juçara, evento realizado pelas comunidades, com apoio do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica), em parceria com a ASU (Associação de Moradores do Sertão do Ubatumirim), Prefeitura de Ubatuba, Akarui, além de outros parcerios comerciais.
O evento ocorreu nos dias 19 e 20, para comemorar a safra de 2012, que foi muito boa, e a utilização da cozinha industrial para manuseio dos frutos da juçara, construída na comunidade, de acordo com todas as normas que a vigilância sanitáriua exige.
Esta comemoração do Projeto Juçara ocorreu pelo 4º ano consecutivo, com o objetivo principal de incentivar o uso dos frutos da palmeira jçara na culinária e mais alguns alimentos associados, como o cambuci. O que deu muito certo, porque as barracas ofereciam diversos pratos em que o ingrediente principal era a polpa de juçara, desde a Moqueca de Peixe ao Capuccino de Juçara.
Além da culinária, quem participou pôde curtir a programação muito diversificada, com o artesanato quilombola, apresentações musicais e danças típicas, como o fandango caiçara, o jongo dos jovens, crianças do grupo "Ô de casa", entre outras atrações.
Participar deste evento para mim e minhas colegas foi uma enorme satisfação, até comentávamos com nossa professora Flavia Cunha sobre um evento que acontece tão perto de nossas casas, mas que nem pensávamos em participar um dia. E como foi muito marcante ver o envolvimento e a interação daquela humilde comunidade, unida para que tudo desse certo! Até porque, hoje torna-se muito mais difícil a união das pessoas! Então aquilo me deixou muito feliz!
Nas barracas, pudemos ver gerações de membros das famílias trabalhando com o mesmo objetivo e com um lindo sorriso no rosto.
O projeto Juçara tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da palmeira juçara, tanto pelo bem de nossa Mata Atlântica, como para gerar renda às pequenas comunidades.
Este projeto do Ipema está dando tão certo que já foram divulgados sobre o projeto um documentário, diversos informativos e até mesmo um maravilhoso livro de receitas com o título "Culinária Juçareira", no qual foi publicada a seleção das melhores receitas com a polpa.
Segundo Lenina Mariano, coordenadora de comunicação do projeto, "a parte mais 'difícil' foi ter que experimentar diversos pratos com juçara, para ver quais eram as melhores receitas, para que pudéssemos colocar no livro". Todos até imaginam o sacrifício que ela teve de fazer ao experimentar tudo!
No próximo ano, não deixem de participar deste evento, que já se tornou um marco cultural!
(Valdirene Pereira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário